As inscrições para a seleção pública 2010 do Programa Petrobras Ambiental foram prorrogadas até o dia 30 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília). Nesta edição, a Companhia vai investir R$ 78 milhões em projetos ambientais de todo o país, relacionados ao tema Água e Clima. Quem ainda tem dúvidas sobre a seleção, pode procurar o atendimento on line, de 9h às 21h, que funcionará até o último dia de inscrições no site www.petrobras.com.br/ppa2010.

Serão aceitas inscrições de projetos sob a responsabilidade de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com atuação no Terceiro Setor, como associações, fundações, ONGs, Oscips e demais organizações sociais. Podem ser inscritos projetos que solicitem patrocínio no valor de até R$ 3,6 milhões e que sejam executados entre 18 e 24 meses.

Os projetos devem ter como foco principal a gestão de corpos hídricos superficiais e suberrâneos; a recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e a fixação de carbono e emissões evitadas. Todas as iniciativas devem promover educação ambiental, visando o consumo consciente, a eficiência energética e a conservação de recursos naturais.

No período de 10 de maio a 29 de julho, a Petrobras colocou sua equipe de Programas Ambientais na estrada. Em pouco mais de dois meses, a Companhia realizou 29 caravanas ambientais em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com entrada gratuita, as Caravanas são oficinas presenciais para capacitar os interessados na elaboração de projetos e tirar dúvidas sobre a seleção pública do Programa Petrobras Ambiental. Ao todo, mais 1200 pessoas foram capacitadas.

A seleção pública, que acontece a cada dois anos, faz parte de uma das ações estratégicas do Programa Petrobras Ambiental, que incluem ainda fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável.

Desde que foi criado, em 2003, o Petrobras Ambiental já patrocinou centenas de projetos, tendo alcançado dezenas de bacias e ecossistemas em cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Suas ações já envolveram diretamente 3,6 milhões de pessoas, além de mais de 820 parcerias, 240 publicações, 4.354 cursos e palestras e o estudo de mais de cinco mil espécies nativas.

A divulgação dos projetos selecionados nesta edição está prevista para novembro de 2010, no site do Programa www.petrobras.com.br/ppa2010.