Sem nunca ter disputado uma eleição, Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A petista conquistou a presidência com o apoio crucial de outro político histórico, o presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Com 96% das urnas apuradas Dilma Rousseff (PT) tem 55,72% dos votos, contra 44,28% de votos de José Serra (PSDB). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 100% das urnas apuradas em Mato Grosso do Sul até às 18h20 deste domingo (31), o candidato José Serra obteve a maioria dos votos válidos no Estado. O tucano alcançou 55,49% dos votos válidos, contra 44,51% de Dilma Rousseff.

Abstenção alcançou índice de 21%, votos brancos 1,86% e nulos 3,48%. 

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski em pronunciamento oficial, anunciou às 18h05 que Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil. 

Presidente Mulher

Sem nunca ter disputado uma eleição, Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A petista conquistou a presidência com o apoio crucial de outro político histórico, o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Um momento histórico para o País. 

Com uma eleição difícil e que segundo as pesquisas iniciais, não dava chances para Dilma, quando o seu adversário José Serra (PSDB) ainda estava à frente nas pesquisas, a presidente eleita cresceu e foi acusada de ser um produto fabricado pelo governo Lula. 

Com o crescimento, institutos de pesquisas davam como certa a vitória de Dilma no primeiro turno das eleições presidenciais, o que não aconteceu, devido ao gritante crescimento da ex-PT e ambientalista Marina Silva. 

Dilma então com 47.651.434 ou 46,91% dos votos válidos, foi para o segundo turno enfrentar o tucano José Serra (PSDB) que teve 33.132.283 ou 32,61% da opção do eleitorado. E foi ai que a campanha de segundo turno começaram a tomar contornos difíceis com troca de acusações e ofensas. 

Biografia

Ex-Ministra da Casa Civil, Dilma é filha do advogado búlgaro Pedro Rousseff com a dona de casa carioca Dilma Jane Silva. Ela nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947 e recebeu o nome de Dilma Vana Rousseff. 

Ela é formada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A presidente eleita tem uma filha, Paula Roussef Araújo e é avó de Gabriel, que nasceu durante a campanha. 

Iniciou a militância política aos 16 anos dentro do movimento estudantil. Foi ai que uma grande mudança aconteceu em sua vida. Ex-guerrilheira, Dilma nas décadas de 1960 e 1970 atendia por codinomes de Estela, Patrícia, Luiza ou Wanda. Participou da Política Operária (Polop) e foi no braço antigo do PCB que ela aderiu a luta armada na Colina, ou Comando da Libertacao Nacional. E nesse movimento conheceu e se casou com Cláudio Galeno Linhares. 

Devido aos perigos da guerrilha, a separação foi inevitável, e durante uma das reuniões da guerrilha ela conheceu o advogado Carlos Franklin Paixão, com quem viveu durante 30 anos. Acabou presa em 1970 e foi condenada a seis anos de prisão. 

De acordo com a história, ela sofreu tortura durante 22 dias e foi solta depois de dois anos e um mês presa. Saiu da cadeia com os direitos políticos suspensos durante 18 anos. 

Então, foi para Porto Alegre, quando em 1972 “buscou reconstruir a vida” e foi retomando as atividades em correntes políticas ligadas ao MDB. E na década de 1980, passou a assessorar a bancada do PDT na Assembleia Legislativa gaúcha e em 1986 foi alçada à função de secretária da Fazenda de Porto Alegre. 

Presidiu tambem a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e foi secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicação entre 1993 e 1994 em 1999 voltou ao mesmo posto no governo de Olívio Dutra (PT). 

Planalto

Em 2002, Luis Inácio Lula da Silva chegou a Presidência da República. Dilma foi convidada por Luiz Pinguelli Rosa para estar na equipe que iria elaborar o programa de energia do Governo e lá foi escolhida para comandar o Ministério. 

O desempenho de Dilma chamou a atenção e empolgou Lula, que a chamou para assumir a chefia da Casa Civil quando José Dirceu foi acusado de corrupção no esquema conhecido como “mensalão” em 2005. 

Esse destaque, fez com que a agora petista passasse a “subir” no conceito de Lula e aparecer também como uma das possíveis candidatas a presidência, para suceder o presidente “operário” e fenômeno de aprovação Lula. Foi dela a responsabilidade de elaboração e execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que foi usado como a bandeira de campanha e lhe deu o papel de “mãe” do programa 

Dilma enfrentou resistência em vários campos políticos, inclusive dentro do próprio PT, mas em 2009 seu nome era o mais forte para ser a candidata do partido. Em abril de 2009, Dilma soube que tinha um câncer no sistema linfático e em setembro do mesmo ano, venceu a doença, após tratamento. 

No início deste ano, durante as plenárias, foi aclamada candidata oficial a presidente e hoje, tornou-se a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

(Matéria editada às 19h10 para acréscimo de informações)