O resultado foi assinado pelo Ibope Inteligência, que cobrou R$ 82 mil reais, e terceirizou o levantamento para o Instituto Referencial, da capital sul-mato-grossense.

A pesquisa paga pelos lojistas que mantêm a Associação Comercial de Campo Grande revela que, na pergunta espontânea sobre intenção de voto para governador, 33% dos eleitores se declararam indecisos, enquanto 2% disseram votar em branco ou anular o voto.

O resultado foi assinado pelo Ibope Inteligência, que cobrou R$ 82 mil reais, e terceirizou o levantamento para o Instituto Referencial, da capital sul-mato-grossense.

Enquanto um terço do eleitorado ainda não escolheu um candidato, a diferença entre o primeiro colocado, André Puccinelli, que aparece com 38%, e o segundo, Zeca do PT, com 25%, na intenção espontânea de votos, é de apenas 13 pontos percentuais. Nei Braga, do PSol, aparece com 1% e outros nomes citados, juntos, receberam 1% das citações.

Na pergunta espontânea, os eleitores são deixados à vontade para citarem o nome no qual pretendem votar, sem receber nenhum tipo de estímulo.

Os resultados do levantamento, divulgados pela TV Morena na segunda-feira (2) à noite, foram distribuídos poucos minutos após para a imprensa por email através da assessoria de campanha do governador André Puccinelli. Em geral, a imprensa tem dado destaque aos dados estimulados da pesquisa, que apontam 52% das intenções de voto para Puccinelli e 35% para Zeca do PT, enquanto Nei Braga, do PSol, aparece com 1% das menções.

Segundo a diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, mesmo realizando o levantamento em parceria com a empresa Referencial, de Campo Grande, “o Ibope Inteligência é quem responde pela qualidade de todas as pesquisas que levam o nome da empresa”.

Segundo a pesquisa Referencial/Ibope, com a pesquisa estimulada, ou seja, realizada com a apresentação de um disco contendo o nome dos candidatos para estimular uma escolha por parte dos entrevistados, apenas 9% dos eleitores se dizem indecisos sobre a intenção de voto para governador e 3% declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto.

De acordo com o material divulgado pela ACICG, que encomendou e pagou pela pesquisa, foram entrevistados 1204 eleitores entre os dias 28 e 31 de julho, com margem de erro de 3%, considerando um grau de confiança de 95%.

A Pesquisa, segundo o Ibope, foi registrada no TRE-MS sob número 26041/2010 e no TSE com o número 21022/2010.