O acesso a filmes estrangeiros, artigos científicos, novidades tecnológicas e arte em geral tornou-se realidade para Weliton da Silva, 16 anos. Ele será um dos 25 alunos de inglês no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Antônio, localizado no Município de , onde são desenvolvidas as atividades socioeducativas do Projovem Adolescente, entre outros serviços. A expectativa do estudante é que o curso o ajude, no futuro, a ter condições de falar neste outro idioma.

        A língua inglesa está presente em diversas áreas da vida e ambientes profissionais. Tendo isto como ponto de partida, a Prefeitura de Paranaíba desenvolve, há mais de um ano, o projeto de ensino das noções básicas e preliminares de inglês para integrantes do Projovem Adolescente, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O projeto funciona em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

       Weliton acredita que o curso vai ajudá-lo, inclusive, na escola. Até mesmo porque o adolescente considera a participação no Projovem uma ótima oportunidade para melhorar suas notas escolares. “Desde que estou no Projovem, aprendi muitas coisas. Eu me sinto mais incentivado para estudar. [Em relação ao inglês], quero aproveitar o curso da melhor maneira”, afirma.

       Experiência

        João Paulo dos Santos tem 18 anos e já se despede do Projovem Adolescente, uma vez que o programa é destinado a meninos e meninas entre 15 e 17 anos de idade. 

       Segundo o adolescente, um dos ganhos foi que ele, finalmente, conseguiu romper com a resistência em frequentar aulas de inglês. “Eu me sentia inseguro e tinha medo de ficar perdido e não acompanhar o curso”, relembra João Paulo, que comemora o fim da insegurança e diz que pretende continuar os estudos em uma escola especializada em línguas. “Eu já sabia que inglês é importante. O que aprendi será aproveitado no acesso à internet, por exemplo”. Assim como Weliton, João Paulo reafirma o quanto o Projovem Adolescente é importante para a inserção e permanência do jovem no sistema educacional.

       Entusiasmo

      A coordenadora do CRAS Santo Antônio, Celina dos Santos, é uma das profissionais entusiasmadas com os resultados do programa no Município. Neste ano, o MDS disponibiliza 100 vagas para atendimento de jovens. Ela avalia que as atividades socioeducativas desenvolvidas pela equipe de profissionais permitem a inclusão social dos participantes da melhor forma possível.

       No caso do inglês, promove a solidariedade e o voluntariado universitário, por conta da parceria com a Uems. Ela acrescenta que os colaboradores (professores) no projeto de inglês não são remunerados. Celina explica que a escolha pelo curso de inglês leva em consideração a importância da língua inglesa no nosso cotidiano e que o estímulo ao estudo do idioma contribui também para melhor compreensão de mundo.

      “Nosso curso reforça o conteúdo escolar. As aulas são desenvolvidas no próprio CRAS, no espaço destinado às atividades do Projovem. Eles utilizam recursos multimídia, como aparelhos de DVD e televisão, para eventuais projeções de vídeos/filmes e outras atividades ilustrativas”.

       O Município de Paranaíba possui dois CRAS que funcionam com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. Um deles é o CRAS Santo Antônio, conhecido por ser uma extensão do CRAS Maria Félix Silva. As unidades públicas estão vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social.