O jogo entre Paraguai e Japão, que acontece agora em Pretória, África, pelas oitavas de final, tem sido um dos mais emocionantes na Copa. Chances de gol surgem dos dois lados. O jogo segue zero a zero.

Os paraguaios assistem à partida que vale vaga para as quartas do torneio, na Colônia Paraguaia, na Vila Pioneira, em Campo Grande. Já os japoneses, em uma sobaria, no centro da cidade.

Valter Rodrigues Lopes, presidente da associação paraguaia de Aquidauana, cidade distante 100 km de Campo Grande, disse que uma caravana de 20 torcedores veio de lá para assistir o jogo junto com a torcida organizada daqui. Eles vibram a cada jogada. O pré-candidato ao governo do Estado, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, é um dos torcedores.

Já os descendentes japoneses se juntaram na sobaria da empresária Clarinda Assato, que disse ter pensado no evento na “última hora”. Ela disse que não é tradição entre os japoneses daqui assistiram as partidas do Japão de maneira organizada, mas mostrou entusiasmo quanto ao jogo.

Alexandre Oyadomani, 23, disse que os paraguaios se organizam mais devido a proximidade do país com Mato Grosso do Sul. Mas isso não tem tirado a empolgação do torcedor do selecionado japonês. “A técnica japonesa vai vencer a ginga paraguaia”, acredita.