Unidades da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, entre as quais, o 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado) de Ponta Porã estão mobilizadas desde ontem na ‘Operação Nabileque’, prevista no calendário anual de atividades do Exército na área de responsabilidade da Brigada Guaicurus, abrangendo Ponta Porã e outros cinco municípios [Amambai, Bela Vista, Dourados, Jardim e Nioaque] dentro do limite da faixa de fronteira.

A estratégia da operação, que em Ponta Porã está operando nos Postos Pacuri (BR-463), Maemi (MS-386) e Aquidaban (MS-164) enfoca a presença e com apoio legal nas Leis Complementares Nº 097, de 09 de julho de 1999, e Nº 117, de 02 de setembro de 2004. A operação é classificada como atividade de adestramento permanente do Exército Brasileiro, abrangendo 650 quilômetros de fronteira seca.

Ontem, o comandante do 11º RC Mec, tenente-coronel Monteiro de Castro visitou as bases nas rodovias e acompanhou parte dos trabalhos em cada uma delas. Dentro do quadro de normalidade os militares exercitam a atuação dos sistemas operacionais focando, em particular, o combate aos crimes chamados transfronteiriços, crimes ambientais e descaminho.

 De acordo com o Exército, estão sendo empregados 800 homens e 100 viaturas militares e cães farejadores, que contam ainda com apoio dos órgãos de Segurança Pública e de fiscalização fazendária da região. A presença do Exército na área de atuação das Unidades de Fronteira e de seus destacamentos aumentará a sensação de segurança nas diversas localidades abrangidas pelo desdobramento das tropas.

Foram estabelecidos Pontos de Bloqueio e de Controle de Estradas (PBCEs) nas principais vias de acesso que adentram o território brasileiro, estáticos ou móveis, compostos por uma guarnição de militares do Exército apoiados, quando necessário, por policiais federais, estaduais e ambientais, assim como por representantes da Receita Federal.

Participam da operação as seguintes unidades militares: Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Cmdo 4ª Bda C Mec), 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada (14ª Cia Com Mec) e 28º Batalhão Logístico (28º B Log) sediados na cidade de Dourados; 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) de Campo Grande; 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), de Amambai; 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), de Ponta Porã; 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RC Mec), de Bela Vista; 14ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (14ª Cia Eng Cmb Mec), de Jardim e o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), de Nioaque.