Os militares que embarcaram hoje, na Base aérea de Campo Grande, para compor a Força de Paz no Haiti vão ser remunerados mensalmente pelas Organização das Nações Unidas, além dos salários que cada um recebe normalmente de acordo com sua patente.

A assessoria de imprensa do Comando Militar do Oeste revelou que os valores são entre 900 e 4 mil dólares, conforme a patente. No embarque de hoje foram desde soldados até majores, nas mais variadas armas (infantaria, comunicação, cavalaria, etc).

A maioria dos militares que embarcaram hoje se apresentaram como voluntários para compor a Força de Paz, sendo este o primeiro quesito para ser escolhido. Os outros critérios vão desde vaga disponível para a função que desempenha até o conhecimento de língua estrangeira.

O fato de os militarem comporem uma Força de paz estrangeira não significa que na volta da missão serão promovidos. Por outro lado, se estiverem em ação e abrir vaga e o militar estiver na vez, o mesmo será promovido mesmo que ausente do Brasil. No caso de morte, a viúva passa a ser pensionista.