As inscrições para o Prêmio Finep de Inovação foram encerradas no dia 31 de agosto). Mato Grosso do Sul teve 34 projetos inscritos: 16 na categoria Empresa; dois na categoria Inventor Inovador; seis na categoria Instituição Científica e Tecnológica (ICT) e dez na Tecnologia Social.

A quantidade de inscrições, praticamente, dobrou com relação ao ano passado, quando foram inscritos 18 projetos do Estado. O total de inscrições do Centro-Oeste no prêmio foi de 113 e o total nacional, 885.
 
Segundo o líder de projeto da Fiems, Manoel Domingues Moreira, os dois projetos de Mato Grosso do Sul inscritos na categoria Inventor Inovador foram: um vaso de curva móvel, ou seja, um mecanismo regulador de descarga sanitária que permite economia de água e uma touca descartável para ser usada abaixo do capacete em mototáxis, com objetivo higiênico.

O coordenador regional do prêmio no Centro-Oeste, Marco Antonio Motta Nunes, informou que a Finep considera como inovação o projeto pronto e acabado, a modificação de um produto, que o torna diferenciado e agrega ganho de produção para a região.

O Prêmio de Inovação foi criado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior. A Finep existe há 43 anos e é uma instituição vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.