O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, disse há pouco que o governo pretende implementar um novo sistema de teste de impacto (crash test), a partir de 2012, para medir a segurança dos veículos lançados no mercado. Para os modelos em circulação, esse sistema passará a ser exigido a partir de 2014.

De acordo com o diretor do Denatran, que participa de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes, o Executivo também está construindo um sistema integrado de informação para facilitar a realização do recall.

Segundo ele, a base de dados será integrada por órgãos públicos, como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), além da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “A grande dificuldade hoje é o fato de a montadora não ter acesso aos dados do atual proprietário do veículo”, explicou.

Sigilo
Os órgãos governamentais deverão garantir o sigilo dessas informações relativas ao donos atuais dos automóveis. Para preservar esses dados, Silva explicou que a ideia é firmar convênio com os Correios, de modo que a Anfavea possa convocar os interessados em recall sem ter acesso aos seus dados.