O surgimento de um novo caso de raiva animal na cidade boliviana de Puerto Suárez, próximo à fronteira com Corumbá, colocou a equipe do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal em alerta. O caso verificado em um cão foi confirmado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e uma equipe já entrou em contato com as autoridades bolivianas, já que a preocupação maior se deve ao fato de que seres humanos tiveram contato com o animal infectado.

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde, Viviane Ametlla, informou que, após este primeiro contato, a Prefeitura aguarda uma decisão das autoridades bolivianas para programar ações, entre as quais a imunização dos animais (cães e gatos). Este foi o primeiro caso registrado na região este ano. Em 2009, Puerto Suárez teve dois casos e Puerto Quijarro, três.

“O surgimento deste caso preocupa. Puerto Suárez está próxima da fronteira com Corumbá e a circulação viral é forte na região. Aqui, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho contínuo e isto tem apresentado resultados positivos. Há dois anos não temos caso, mas precisamos continuar em alerta”, observou a gerente.

Viviane lembra que no fim de 2009, a Saúde Pública de Corumbá, em auxílio às autoridades bolivianas, realizou uma campanha de vacinação em Puerto Suárez. Na época, foram aplicadas 2 mil doses de vacina. Na cidade pantaneira, a imunização é constante e, nos últimos anos, devido à circulação viral motivada pelos casos na Bolívia, a campanha é desenvolvida de casa em casa