Uma nova tecnologia chamada Swype permite ao usuário de telefone móvel montar palavras por meio de um movimento fluido. Em vez de digitar letra por letra, o dono de celular só precisa passar o dedo sobre a sequência de letras. 

O computador calcula, então, qual palavra era desejada pela combinação das letras já tocadas. 

Os movimentos não necessitam ser precisos porque o software consegue entender, revelou o jornal inglês Daily Mail nesta segunda-feira (21).

De acordo com o inventor americano Cliff Kushler, a tecnologia Swype “pode aumentar a velocidade do usuário mais ágil em até 30%”. 

Kushler disse que a tecnologia pode causar um grande impacto e ser usada em qualquer aparelho que seja necessário usar um teclado, como videogames e aparelhos de GPS. 

Kushler foi o inventor do software T9, também chamado de texto preditivo, que adivinha a palavra em que as pessoas estão pensando enquanto digitam. O inventor diz que o Swype é o próximo passo. 

Nas demonstrações da nova tecnologia, obstáculos como letras maiúsculas ou que aparecem repetidas são superados pela pausa ou por um rabisco, enquanto que o espaçamento e a a pontuação são automáticos. 

O Swype está sendo usado em sete smartphones nos Estados Unidos, e, até o final do ano, Kushler diz que deverá estar em mais de 50 modelos em todo o mundo. 

As negociações com a Apple estão tão distantes quanto a chegada do novo modelo do iPhone ao Reino Unido.