Hoje, às 9h30, no CEPPEC (Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado), que fica a 40km do centro de Nioaque, acontece a abertura da Oficina de Design realizada no Assentamento Andalúcia, no município.

O curso visa desenvolver uma nova linha de produtos artesanais exclusivos e utilitários que possam tem maior competitividade no mercado. A atividade integra o Projeto Artesania MS, da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, que tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal nos municípios de Mato Grosso do Sul.

A capacitação será ministrada em três etapas pela Designer Mary Saldanha. A primeira acontece de 20 a 22 de julho. Mary Saldanha é artesã graduada em Design pela Universidade Católica Dom Bosco. Apresenta em seu currículo diversos cursos. Entre eles destacam-se o curso básico de fibras naturais e tingimento, curso de capacitação para extração de fibra de bananeira e curso de padronagem para tipologia de tecelagem.

A designer possui experiência como professora universitária do Curso de Moda da Universidade para o Desenvolvimento do Estado da Região do Pantanal (Uniderp). Também ministrou várias oficinas, entre elas a oficina de tecelagem na Incubadora Municipal Zé Pereira e Programa Arte de Ponta, de bordados, no município de Ponta Porã, onde foi coordenadora do projeto. Mary já