Ave necrófaga que normalmente voa alto e em círculo demonstra não temer ação do homem e ‘invade’ casas; para a médica veterinária do CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestre), Roberta Martins, o desmatamento tem trazido variedades de pássaros para a cidade

A presença de um pássaro nada bem-vindo tem sido notada há menos de uma semana na Rua Rio Grande do Sul entre as vias Avenida Afonso Pena e a rua 15 de novembro. “Todos os dias nesse horário eu passo aqui e ele está ai parado nesse muro”, disse ontem por volta das 18 horas um homem que trabalha nessa área.

Sobre esse muro de 2 metros, perto da cerca elétrica, o urubu tem sido visto todos os dias como relatou o rapaz.

Mas hoje, ele decidiu passear dentro de uma das propriedades e acabou fotografado. Aparentemente sem temer a presença humana, alçou vôo logo que a lente da máquina se aproximou.

Segundo a médica veterinária do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Roberta Martins, tem sido comum a entrega de filhotes encontrados na área urbana. No caso do urubu que fica na Rua Rio Grande do Sul, ela suspeita de que o pássaro deva estar à procura de alimentos.

“Ele deve estar procurando carniça, bicho morto”, diz ela.

No CRAS, um biólogo cria os ovos de urubus e pesquisa o modo de vida de um dos animais mais importantes para o equilíbrio ecológico.

“Está sendo cada dia mais comum a presença de urubus porque os locais onde eles deveriam estar sofrem com a presença do homem”.

Segundo a especialista, como todas as aves, o urubu transmite doenças através de suas fezes. As pessoas não podem ter contatos com o bicho.

Características principais:

Envergadura: em média 1,3 mestros

Período de incubação: 32 a 39 dias

Cor: preta

Tempo de vida: em média 8 a 12 anos

Conheça os hábitos dos urubus:

* Os urubus alimentam-se, principalmente, de carne de animais mortos. Porém, quando não encotram carniça (carne de animal morto), costumam caçar pequenos roedores, sapos e lagartos.

*As fêmeas costumam construir os ninhos no chão ou em arbustos secos e espinhosos

*Costumam voar alto, em círculos, para procurar o alimento. Para tanto, utilizam as correntes de ar quente.

*Podem ser encontrados principalmente no continente americano.

*Não possuem siringe (órgão vocal das aves), logo não podem cantar. Portanto, ao invés de cantar eles crocitam

*Uma fêmea costuma botar dois ovos de cada vez

*Como alimentam-se de carne em estado de putrefação, são extremamento importantes para o equilíbrio ecológico, pois evitam a disseminação de doenças

*É uma ave de hábitos diurnos

 

(Com www.dicasdeciencia e www.suapesquisa)