Com o objetivo de agilizar a concessão de beneficíos prisionais aos internos do sistema penitenciário, assim como revisar as medidas restritivas de liberdade provisoria decretadas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul prepara mais uma edição do Mutirão Carcerário.

A programação terá inicio na próxima semana de 23 a 27 de agosto na cidade de Corumbá, onde o Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário comecará os trabalhos. Três Lagoas será o segundo município a receber o Multirão Carcerário neste segundo semestre. Os trabalhos estão previstos para acontecer de 30 de agosto a 3 de setembro. Segundo o Tribunal de Justiça, depois o mutirão seguirá para Ponta Porã. De 13 a 17, as visitas serão nas Comarcas de Dourados e Fátima do Sul.

Campo Grande será a última comarca a ser visitada, onde a equipe permanecerá em atuação por um mês, de 20 de setembro a 20 de outubro de 2010. Um dos objetivos também do mutirão Carcerário é o de proporcionar novas vagas nos estabelecimentos penais, permitindo assim, melhorar as condições dos internos que permanecem encarcerados.

No Estado, o trabalho resultou na concessão de 1.302 benefícios de liberdade e 1.794 progressões de regime.