Mesmo estando na média nacional, o ensino básico do Estado recebe a pior nota ficando abaixo de MT, GO e Distrito Federal

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira as notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação, que mede a qualidade do ensino básico no Brasil) que constataram que Mato Grosso do Sul é o pior estado do Centro-Oeste quando se fala em séries iniciais, ou seja, até a 4ª série.

O índice de MS nas séries iniciais é de 4,6, dessa forma, o estado está atrás de Mato Grosso e Goiás que têm índice de 4,9, e o Distrito Federal com 5,6.

Quando se fala nacionalmente, Mato Grosso do Sul se igualou à nota geral do Brasil que é de 4,6 para as séries iniciais e está na 11ª colocação dentre todos os estados. O melhor índice do Brasil das séries iniciais é de Minas Gerais e Distrito Federal com 5,6, já o pior estado é o Pará com 3,6.

Já nas séries finais que vão da 5ª até a 8ª série, o desempenho do estado é melhor e Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição com um índice de 4,7. enquanto que a média nacional é de 4,0. Nessas séries, o Colégio Militar de Campo Grande foi uma das cinco melhores escolas do Brasil com índice de 7,1.

Os estados que apresentam os melhores índices são Santa Catarina e São Paulo com 4,5, enquanto que Alagoas é o pior com 2,9.

No ensino médio, MS está na sexta posição com 3,8 enquanto que a média nacional é de 3,6. O melhor estado é o Paraná com 4,2.

 IDEB

O Ideb é o índice que mede a qualidade do ensino básico no país em uma escala que vai de 0 a 10. O MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo a ser alcançado pelo país em 2021.

O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.