MS tem mais de 98 mil inscritos no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem 98.423 inscritos em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições para o exame aconteceram entre os meses de junho e julho e as provas serão realizadas em todo o País nos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem 98.423 inscritos em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições para o exame aconteceram entre os meses de junho e julho e as provas serão realizadas em todo o País nos dias 6 e 7 de novembro. Conforme o Inep, em todo o Brasil foram 4,6 milhões de estudantes inscritos. Na região Centro-Oeste se inscreveram para o exame 392.941 candidatos.

Desde o ano passado o Enem também é utilizado para certificar com o ensino médio estudantes que não conseguiram concluir esta etapa de ensino. Neste ano, 17.670 candidatos inscritos no Estado buscam a certificação. Segundo o Inep, certificar é de competência das secretarias estaduais e municipais de educação e, excepcionalmente, dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A edição deste ano do Enem bate todos os recordes de estudantes inscritos. O número é crescente desde a primeira edição, no ano passado foram 4.147.527 inscrições. Em 2010 o índice saltou para 4.611.441. Entre os inscritos, a maior parte é de estudantes com faixa etária entre 21 e 30 anos, que somam 1.517.320. Em segundo lugar na lista estão jovens com 17 anos, estes representam 757.392 do total de inscrições em todo o País.

Os inscritos no Enem poderão se candidatar a vagas em universidades e institutos federais que utilizam a nota do exame como único meio do processo de seleção. Jovens que concluíram o ensino médio em escolas públicas e alcançarem bons índices de notas poderão ainda se candidatar às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)