MS pretende vacinar quase 200 mil crianças contra poliomielite
No próximo sábado (14), o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias Estadual e Municipais de Saúde realiza a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Em Mato Grosso do Sul, a população de crianças menores de cinco anos a vacinar nessa fase é de 206.035, com meta mínima a atingir […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No próximo sábado (14), o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias Estadual e Municipais de Saúde realiza a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.
Em Mato Grosso do Sul, a população de crianças menores de cinco anos a vacinar nessa fase é de 206.035, com meta mínima a atingir de 95%, o que corresponde a 195.734 crianças. Mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente, devem tomar a dose. Em todo o Brasil, a expectativa é imunizar 14,6 milhões de crianças.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram disponibilizadas para a campanha em Mato Grosso do Sul 309 mil doses da vacina, que é administrada via oral, em gotas. “Serão organizados 1.500 postos de atendimento, entre volantes e fixos e 3.800 pessoas estarão trabalhando no dia 14”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Bernardete Gomes Lewandowski. Os postos funcionarão das 7h às 17h.
A participação dos pais e responsáveis é essencial para garantir o objetivo da imunização. Na primeira etapa da campanha deste ano, realizada no dia 12 de junho, a meta era vacinar no mínimo 195.735 crianças (95%) e foram vacinadas 186.758 (90,64%). Apenas 40 dos 78 municípios alcançaram o percentual mínimo.
Se o índice dessa segunda etapa for alcançado, Mato Grosso do Sul repetirá o bom desempenho de 2009, quando as coberturas vacinais foram de 98,49% e 97,56%, registrando a imunização de 202.931 e 201.011 crianças em cada etapa, respectivamente. Mesmo com esses resultados globais atingindo os índices, 16 dos 78 municípios na 1ª etapa e 15 na 2ª etapa ficaram com coberturas vacinais abaixo da meta no ano passado.
Os municípios que não alcançaram as metas em 2009 foram, na primeira etapa, Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Jatei, Bela Vista, Caracol, Amambai, Brasilândia, Selvíria, Campo Grande, Figueirão, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. E, na segunda etapa, Aquidauana, Bodoquena, Jateí, Japorã, Juti, Caracol, Cassilândia, Paranaíba, Selvíria, Ladário, Campo Grande, Figueirão, São Gabriel, Sidrolândia e Três Lagoas. Já em 2010, ficaram aquém da meta na etapa de junho as cidades de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Pedro Gomes, Rio Verde, Sonora, Jateí, Laguna Carapã, Vicentina, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Iguatemi, Mundo Novo, Anaurilândia, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Cassilândia, Ponta Porã, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Ladário, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Figueirão, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.