MS poderá abater javalis para preservar lavouras

O Diário Oficial da União publicou hoje (18), uma instrução normativa que revoga norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizando o controle populacional do javali e seus híbridos por meio de captura e abate. Criações de javalis e híbridos como o javonteiro são encontrados na cidade de Corumbá. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Diário Oficial da União publicou hoje (18), uma instrução normativa que revoga norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizando o controle populacional do javali e seus híbridos por meio de captura e abate.

Criações de javalis e híbridos como o javonteiro são encontrados na cidade de Corumbá. A normativa foi criada por considerar que os animais invasores são nocivos aos seres humanos,  outras espécies animais, meio ambiente e principalmente à lavoura agrícola.

Com intuito principal de preservar as safras, o controle foi autorizado em caráter emergencial e circunstancial, prevendo um grupo de trabalho para apresentar e definir propostas de controle e alternativas para minimizar os impactos desse animais.

O javali tem a característica de passar grande parte do dia em busca de comida. É um animal omnívoro (que se alimenta de animais e vegetais), com preferência por vegetal, por esse motivo eles invadem terras cultivadas.

Além de MS, os outros estados que serão atendidos pela normativa são: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e da Bahia.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)