Mortes de soldados estrangeiros passam de 2 mil no Afeganistão
O número total de mortes de soldados estrangeiros no Afeganistão ultrapassou os 2.000 neste domingo (15), de acordo com dados não oficiais, com os americanos respondendo por mais de 60 por cento das baixas. O total, entretanto, é bem inferior ao número crescente de mortes civis. As mortes de um americano, um australiano e um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número total de mortes de soldados estrangeiros no Afeganistão ultrapassou os 2.000 neste domingo (15), de acordo com dados não oficiais, com os americanos respondendo por mais de 60 por cento das baixas. O total, entretanto, é bem inferior ao número crescente de mortes civis.
As mortes de um americano, um australiano e um britânico anunciadas nos dois últimos dias elevou o total para 2.002 desde que o Taleban foi tirado do poder no final de 2001 por forças afegãs apoiadas pelos Estados Unidos.
O total equivale a menos da metade das baixas sofridas durante os sete anos da guerra do Iraque, mas é significativo. Os aliados da Otan, como a Holanda, estão se retirando da aliança no Afeganistão, e outros países estão reavaliando sua contribuição futura.
Também é um número problemático para o presidente dos EUA, Barack Obama, que prometeu fazer uma revisão estratégica em dezembro, depois das eleições parlamentares, nas quais o Partido Democrata poderá enfrentar uma derrota diante de um público cada vez mais preocupado.
As disputas sobre a guerra no Afeganistão já derrubaram o governo holandês em fevereiro e o presidente alemão em maio. Com as dúvidas crescentes do público quanto à guerra nos EUA, os líderes americanos buscam reduzir as expectativas sobre os resultados do conflito.
De acordo com o www.iCasualties.org, um site independente que monitora a morte de soldados, 2002 soldados foram mortos desde 2001, 1,226 deles americanos. As baixas britânicas chegam aos 331, com os 445 restantes divididos entre os outros 44 parceiros da Otan, a aliança militar do Ocidente, e da Força Internacional de Assistência para Segurança.
Muitos soldados estrangeiros ficaram feridos no conflito que Obama descreveu como uma guerra necessária.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Bandeirantes e Paranhos tem vereadores no comando até 2ª eleições serem definidas pelo TRE-MS
Vereadores nos dois municípios comandam interinamente as prefeituras até novo pleito
Como previsto, chuva ameniza calorão em Campo Grande
Cidade está em alerta de chuvas de 50 milímetros por dia
Mulher é socorrida por fiéis de igreja após ser ferida com golpes de machadinha
Vítima foi levada para o Hospital da Vida de Dourados
Homem é preso após esfaquear vizinho por homofobia no Jardim Centro Oeste
Vítima está internada na Santa Casa em estado gravíssimo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.