Os moradores da área central de Corumbá foram surpreendidos ao abrirem as torneiras de casa nos últimos dois dias: parecia que o rio Paraguai jorrava pela tubulação. A cor da água que corria pelos canos, assemelhava-se à água barrenta e suja do rio. Com esse aspecto parecia que a água não tinha sido tratada antes de ser enviada para a rede de distribuição.

A doméstica Cristiane da Silva, 32 anos, disse ter levado um grande susto ao abrir a torneira para lavar roupas em seu serviço. “À tarde eu separei as roupas e quando fui encher o tanque, me assustei, pois uma água escura, com muita sujeira encheu o tanque. Ela não parava de sair, ficou assim por um bom tempo, então, desisti de lavar e fui verificar nas outras torneiras da casa e era a mesma situação. É uma situação complicada, pois como vou saber se mesmo depois desta água ter parado de sair escura é apropriada para os serviços? Ficamos sem confiança em usar a água, é lamentável”, afirmou.

Cristiane disse que pensou em várias situações para explicar o motivo pelo qual a água estaria com aquela coloração e cheia de detritos. “Como em todas as torneiras a água saía escura, fiquei nervosa, pensei que tivesse algo de errado com a tubulação, cheguei até a pensar que tivesse algum bicho morto dentro da caixa d’água e que estivesse em decomposição. Fiquei preocupada, ainda mais porque meu serviço ficou atrasado, não fiz nada com a água suja, pois tem crianças na casa e isso pode prejudicá-las”, contou.

No apartamento onde Eliete dos Santos trabalha, a situação foi a mesma, porém, ela se esforçou para procurar uma torneira que não saísse água suja. “Todas as torneiras da casa estavam com a mesma água. Percebi que a água estava suja quando fui lavar o banheiro e veio uma água imunda pelo sanitário, estava com lodo, muita sujeira. Pensei que algum cano estivesse estourado. Olhei todas as torneiras e percebi que todas estavam do mesmo jeito, fiquei tentando até que achei uma com água limpa e assim terminei meu serviço, mas isso foi na terça-feira (14), e hoje (quarta-feira), a situação continuava a mesma, só que em apenas algumas torneiras. Agora, fico receosa de usar a água, sempre que abrir uma torneira, vou ter que verificar como estão as condições de uso, pois caso contrário, atraso meu serviço”, lamentou.

A reportagem do jornal corumbaense Diarioonline entrou em contato com o supervisor operacional da Sanesul de Corumbá, Gregório Curvo Neto. Ele informou que o motivo para a água estar suja, é devido a um vazamento que ocorreu na terça-feira, 14 de dezembro, nas tubulações das ruas Frei Mariano e Delamare no Centro de Corumbá, foi resolvido no mesmo dia.

“A tubulação dessas ruas sofreu um vazamento e isto pode ter feito com que terra entrasse nas tubulações. Nesse caso, oriento para que as pessoas entrem em contato com a Sanesul pelo telefone 0800 67 6010 e solicite uma equipe de assistência. Eles realizarão uma descarga nas tubulações, é um serviço de limpeza para retirar toda a sujeira provocada pelo acidente. Em princípio, oriento que deixem as torneiras abertas até a água voltar à normalidade. Calculo que isso não deva durar mais que três minutos e que não utilizem a água enquanto ela estiver com a coloração escura”, concluiu.