No dia 8 de setembro, técnicos da missão americana chegam ao Estado para realizar auditorias de rotina nas ações do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA/SFA/MS) e na planta frigorífica do SIF 4238 de Bataguassu. O escopo das auditorias incluirá todos os aspectos relacionados ao sistema de inspeção de carne bovina brasileiro em estabelecimentos habilitados a produzir e exportar produtos cárneos para os Estados Unidos.

Em documento oficial, o Departamento de Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção Americano (FSIS/USDA) confirmou a estada da missão americana no Brasil no período de 31 de agosto a 22 de setembro.

No Mato Grosso do Sul serão auditados simultaneamente, o SIPOA e a planta frigorífica do SIF 4238 de Bataguassu. A equipe americana será composta por cinco técnicos. O Estado possui quatro estabelecimentos frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para os Estados Unidos, mas somente o estabelecimento de Bataguassu foi escolhido pelos americanos para a realização das auditorias de rotina. A equipe americana permanecerá no Mato Grosso do Sul no período de 8 a 10 de setembro.