Coligação questionou método da pesquisa que indica vitória de Puccinelli sobre Zeca do PT; na corrida pelo Senado, Delcídio e Dagoberto lideram

Pesquisa do Ibope, divulgada no início da noite desta sexta-feira pela TV Morena, afiliada da Rede Globo, indica que o governador André Puccinelli, do PMDB, candidato à reeleição, tem 52% da preferência eleitoral, o ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, 33% e o candidato do PSOL, Nei Braga, 1%.

O levantamento foi impugnado pelo TRE, contudo, a medida judicial não impedia a divulgação de seus números.

Já na disputa pelo Senado, os dois candidatos ligados a Zeca, o senador Delcídio do Amaral, do PT e o deputado federal Dagoberto Nogueira, do PDT, aparecem na frente dos aliados de Puccinelli, como o deputado estadual Waldemir Moka, do PMDB e o vice-governador Murilo Zauith, do DEM.

A assessoria jurídica da coligação “A Força do Povo”, de Zeca do PT, informou ter questionado o “método das entrevistas e questionários” que sustentaram a pesquisa do Ibope. O levantamento eleitoral ocorreu em 32 dos 78 municípios de MS (ver tabela acima)

O advogado Valeriano Fontoura disse que ingressou com pedido de liminar proibindo a divulgação, mas a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, integrante do TRE-MS, que havia impugnado a pesquisa, não acatou a solicitação. Até publicação deste material, a pesquisa do Ibope aparecia como impugnada no site do TSE.

O Ibope informou ter ouvido 812 pessoas entre os dias 10 e 12 de agosto. Registrada sob o número 22.907/2010 no TRE, o índice alcançado por Puccinelli, 52%, é o mesmo de dez dias atrás, quando o instituto divulgou sua primeira pesquisa, a que foi contratada pela Associação Comercial.

O ex-governador Zeca do PT, que na pesquisa do dia 2 deste mês aparecia com 35% das intenções de voto, segundo o Ibope, teria caído para 33%. No caso, a diferença do peemedebista sobre o petista subiu para 19 pontos porcentuais. A margem de erro do estudo eleitoral é de 3% para cima ou para baixo.

O número de indecisos na pesquisa do Ibope nesta sexta-feira, recomendada pela TV Morena, é de 8% e o de eleitores decididos a anular o votou ou votar em branco, é de 5%.

O percentual da pesquisa espontânea, aquela que o entrevistado manifesta seu voto sem ouvir qualquer opção, não foi divulgada pela TV. Os números que indicam a vitória de Puccinelli é a de método estimulado, quando o leitor vê os nomes dos candidatos mostrados pelo entrevistador.

Senado

Quanto à disputa pelo Senado, que dispõe duas vagas, a pesquisa Ibope diz que o senador Delcídio do Amaral, do PT, conquistou 59% das intenções de voto; já seu colega de chapa, o deputado federal Dagoberto Nogueira, do PDT, ficou 31%.

E o deputado federal Waldemir Moka, do PMDB, da coligação “Amor, Trabalho e Fé”, de Puccinelli, surge na pesquisa como o terceiro colocado, com 26% e seu aliado, o vice-governador Murilo Zauith, conquistou 20%. João Batista, o candidato ao Senado pelo PSOL, foi o escolhido por 2% dos eleitores pesquisados pelo Ibope.

O volume de indecisos na escolha para o Senado é de 32%, informou a pesquisa divulgada.