Vice-presidente nacional do PSDB, a senadora Marisa Serrano afirma que os candidatos à presidência da República José Serra, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, continuam tecnicamente empatados, situação diferente da apontada pela Pesquisa Vox Populi/Band divulgada ontem. No levantamento, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%.

“Confio mais na pesquisa Datafolha que mostra Serra 1% na frente. É um instituto respeitado no País. Acho mesmo que hoje há um empate técnico entre os dois”, afirma a senadora referindo-se ao levantamento no qual o tucano está com 37% contra 36% de Dilma, divulgado hoje.

Marisa diz ainda que o desempenho da petista hoje é puxado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Na hora que os debates começarem e que ela for obrigada a enfrentar sozinha a disputa eleitoral, aí sim, a experiência e competência de Serra vai se sobressair”, avalia a Senadora.

Assim, neste raciocínio, testada sem interferência de Lula, Dilma deverá perder o eleitorado que hoje mantém graças à imagem do presidente. De fato, a própria pesquisa Vox Populi aponta que Serra é mais conhecido pelos eleitores. 73% responderam conhecer bem ou ter alguma informação sobre o candidato. Nessa pergunta, Dilma foi lembrada por 63% dos entrevistados.

Pesquisa Vox Populi

Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 29 de junho, Dilma tinha cinco pontos porcentuais a mais que Serra e liderava a disputa eleitoral com 40%, seguida pelo tucano, com 35%, e Marina, com 8% das intenções de voto. 

A pesquisa foi realizada com 3 mil eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo nº 19.920/2010.

Pesquisa Datafolha

Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%.

 pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.