A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, começou a pedir doações aos eleitores para financiar a sua campanha, por meio de uma página na internet lançada nesta quarta-feira (23) e divulgada pelo Twitter (serviço de microblog).

Como a arrecadação só é permitida a partir de 5 de julho, a campanha pede que as doações sejam feitas ao próprio Partido Verde, até que a corrida eleitoral comece oficialmente. A ferramenta para doação online foi colocada no ar em novembro. Até o fim de março, a legenda havia recebido R$ 202 mil em doações.

As redes sociais na internet são uma das grandes apostas da campanha verde para tentar fazer Marina crescer nas pesquisas e chegar ao segundo turno da disputa. Além do hotsite para doações, a ex-ministra do Meio Ambiente possui dois perfis no Twitter – um pessoal e outro da campanha –, tem um blog e ganhou apoio na rede com o site Movimento Marina Silva.

Em, entrevista nesta quinta-feira, Marina voltou a afirmar que aposta na internet para compensar o pouco tempo que deverá ter na televisão e no rádio, em comparação com os adversários Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

– Vai ser uma forma de compensar o pouco tempo que temos na televisão, em função da escolha que fizemos, de não fazer qualquer tipo de coligação, a qualquer custo ou qualquer preço.

Oficialmente, o PV espera gastar até R$ 90 milhões na campanha à Presidência, valor aquém do que deve ser usado pelos concorrentes.

De acordo com ela, a campanha não terá “esbanjamento de dinheiro”, mas deve contar com mobilização de muitas pessoas, que deverão criar seus próprios materiais de divulgação.