Horas depois de criticar a “favela virtual” veiculada no programa eleitoral de José Serra (PSDB), a presidenciável do PV, Marina Silva, voltou a dizer que seus adversários precisam de um “choque de realidade”. Segundo a candidata, Dilma e Serra estão vivendo em um mundo de “realidade reportada por assessores”, que não condiz com a situação do País e dos cidadãos.

A crítica de Marina não ficou restrita apenas aos adversários, mas se estendeu a toda classe política. De acordo a candidata, o mundo político vive um descolamento da realidade social e precisa descobrir as reais necessidades da população. “Nós (os políticos) precisamos nos dispor a esse choque de realidade, porque a gente tem a tendência à complacência. Se a gente não se cuidar, vamos viver a realidade reportada apenas pelos assessores, sem entender a realidade real”, afirmou a candidata.

A declaração da presidenciável do PV aconteceu nesta quarta-feira em São Paulo, onde a campanha verde fez um balanço das contribuições financeiras recebidas pela internet. Segundo os coordenadores da campanha, até 620 internautas fizeram doações pela web para Marina, totalizando R$45.445.

Embora o valor esteja muito abaixo dos R$ 15 milhões projetos inicialmente para a totalidade da campanha, o coordenador de mídias digitais de Marina Silva, o jornalista Caio Túlio Costa, comemorou os valores arrecadados. “O Brasil não tem tradição de doações de campanha para políticos, nem a internet está tão difundida como nos EUA. É tudo muito embrionário, mas isso nos anima muito, pois as pessoas estão realmente se engajando na campanha”, argumentou.

As doações para a campanha de Marina foram feitas por pessoas de todos os Estados brasileiros, excluindo o Piauí, que ainda não registrou nenhuma contribuição. Segundo a campanha, a média de contribuições até agora é de R$73,30 e a maior doação única feita pela internet somou R$5 mil.

Para retribuir aos eleitores que contribuíram com a campanha, Marina escolheu um grupo de seis colaboradores e ligou para cada um deles agradecendo a doação. Além de receber mensagens de apoio, ela ouviu críticas sobre a falta de material de campanha no Acre, terra natal da candidata. “A gente precisa de material de campanha para divulgar em casa e no trabalho”, disse a bancária Dalva Diniz Rocha do Amaral, uma das colaboradoras que recebeu a ligação de Marina. “A sra. também tá devendo uma visita aqui pra nós”, completou.

Sem perder o rebolado, Marina prometeu enviar ainda esta semana adesivos e faixas para o Acre, além de marcar a data de lançamento de sua biografia no Estado. Desde o início da campanha, em 06 de julho, a candidata ainda não foi ao Acre. Sua única viagem à região Norte foi para o Amazonas, no último sábado, 15 de agosto.