Marco Aurélio Garcia critica Gilmar Mendes por comentários sobre Lula
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (9) que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deve evitar fazer manifestações públicas e limitar-se a expor suas opiniões nos autos processuais. A crítica foi uma reação de Garcia a Gilmar Mendes que criticou o comportamento do presidente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (9) que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deve evitar fazer manifestações públicas e limitar-se a expor suas opiniões nos autos processuais. A crítica foi uma reação de Garcia a Gilmar Mendes que criticou o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-ministra, Dilma Rousseff, em relação as eleições de outubro.
“O presidente do Supremo Tribunal Federal deveria, talvez, falar mais nos autos e menos nos microfones”, disse Garcia, depois do almoço oferecido ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Itamaraty. “Um presidente da Corte Suprema deve falar mais nos autos. Esta é a boa tradição jurídica brasileira. Não é se preservar, é preservar ao Supremo”.
Recentemente Gilmar Mendes condenou Lula porque o presidente estaria fazendo campanha para Dilma Rousseff antes do prazo previsto pela legislação eleitoral. E a ex-ministra teria extrapolado ao assumir posições de pré-candidata, quando ainda estava no governo.
Garcia negou hoje que Lula teria desafiado o Judiciário ao afirmar que os políticos não devam ficar subordinados à Justiça Eleitoral a cada eleição.
“Ele [Lula] disse que tem que fazer uma reforma política no país. Qualquer pessoa que olhe para a fragilidade das instituições brasileiras acha isso, sabe que tem que fazer uma reforma política. Vocês acham que o sistema eleitoral brasileiro está bom?”, perguntou Garcia, dirigindo-se aos jornalistas. “Ou vocês acham que a tardança da justiça está bem? Não é um problema da Justiça brasileira. É um problema do desenho institucional do país que tem que ser corrigido”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.