Uma das principais novidades da lista de convocados da seleção brasileira anunciada nesta sexta-feira, o meia Philippe Coutinho (Inter de Milão) recebeu elogios do técnico Mano Menezes, que exaltou a personalidade que já foi mostrada pelo jogador com a camisa do poderoso time italiano.

Convocado pela primeira vez para a seleção principal, o jogador de 18 anos foi distinguido pelo treinador como integrante do seleto grupo de atletas com maior talento na nova geração do futebol brasileiro, que tem Neymar e Paulo Henrique Ganso como maiores expoentes no momento.

“Penso que Philippe se enquadra nessa categoria de jogadores que têm condição de afirmar essa ideia de um futebol mais criativo, mais protagonista. Se você muda de patamar e consegue fazer aquilo que fazia antes, é um indício que na seleção brasileira vai conseguir o mesmo”, ressaltou o treinador.

Além de Phillippe Coutinho, outro jogador convocado pela primeira vez por Mano Menezes foi o meia Douglas Costa, ex-Grêmio e hoje no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Os dois jogadores possuem idade para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A lista de 22 jogadores será apenas para treinos em Barcelona, na Espanha, entre os dias 2 e 8 de setembro – datas reservadas pela Fifa para amistosos e partidas das eliminatórias da Eurocopa.

Lista completa:

Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan).

Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).