Pular para o conteúdo
Geral

Mais de 46 mil brasileiros já se cadastraram para votar em trânsito

O registro para votar em trânsito nas eleições deste ano já foi feito por 46.038 eleitores, de acordo com levantamento feito pelo G1 nesta sexta-feira (13). Só em São Paulo, 11.800 eleitores já fizeram o registro para votar na capital do estado para presidente e vice-presidente. O número representa mais de 25% do total de […]
Arquivo -

O registro para votar em trânsito nas eleições deste ano já foi feito por 46.038 eleitores, de acordo com levantamento feito pelo G1 nesta sexta-feira (13). Só em , 11.800 eleitores já fizeram o registro para votar na capital do estado para presidente e vice-presidente. O número representa mais de 25% do total de cadastros de voto em trânsito em todo o país.

O Distrito Federal vem a seguir, com 4.578 eleitores até o começo da tarde de sexta-feira, seguido de (2.835), Goiás (2.961) e Minas Gerais (2.401).

Os estados com o menor número de eleitores que votarão em transito, até sexta-feira, são Acre (239), Roraima (400) e Piauí (452).

Os números não incluem dados do Amazonas, que não atendeu às ligações da reportagem, e da Bahia, que não havia contabilizado o total de eleitore até a tarde desta sexta-feira.

Novidade nas eleições deste ano, o voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso em 2009. Pela primeira vez, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral mas em uma das capitais do país poderá votar para presidente da República.

Para se cadastrar, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral do país até este domingo, com título de eleitor e documento de identidade oficial com fotografia.

O G1 também reuniu os horários dos plantões dos cartórios de todos os estados neste final de semana. (veja o quadro ao lado).

Nesta sexta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou números parciais dos registros para o voto em trânsito. Segundo os dados, mais de 38 mil eleitores se cadastraram em todo país. O levantamento feito pelo G1 tem como base as informações fornecidas pelos TREs.

Reforço policial

Cinco estados pediram ajuda para a segurança nos dias de eleição. Pará solicitou presença de agentes federais em 104 municípios, além do apoio da polícia militar. Santa Catarina também pediu ajuda de federais.

Amapá e Tocantins contarão com reforça em áreas indígenas. No estado do Tocantins, haverá reforço da segurança nas seções das aldeias indígenas Xerente, Rio Sono, P. I Xerente e Brejo Cumprido. Em Amapá, agentes federais irão trabalhar no município de Oiapoque.

Em Roraima, um helicóptero do Exército helicóptero irá auxiliar no transporte de urnas, pois – segundo o TRE-RR – algumas localidades são muito distantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Últimas Notícias

Esportes

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Partida marcou a estreia do técnico Renato Paiva, ex-Botafogo, no Fortaleza

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida