O paraguaio Geraldo Eliodoro Sánchez Martinez, vulgo ‘Quelá’, considerado um dos homens mais conhecidos e temidos da cidade paraguaia de Capitán Bado, foi executado com mais de 60 tiros na manhã de ontem quinta feira (12), por volta das 8h, numa emboscada próximo a uma ponte, na localidade de Piray, a 60 quilômetros de Capitán Bado.

Pela manhã, a primeira versão apresentada pela Polícia Nacional do Paraguai, era de que ‘Quelá’ e três de seus seguranças teriam entrado em confronto com policiais do município de Santa Roza, no Departamento (Estado) de San Pedro e que todos haviam sido mortos. Porém, ninguém sabia ao certo o local exato do crime.

Só por volta das 14h veio a informação de que um fiscal (promotor de Justiça) já estava retornando, acompanhando o translado do corpo. Em poucos minutos, o necrotério do hospital da cidade ficou cheio de curiosos. Seguranças armados da família da vítima também chegaram ao local com o pai de Geraldo.

Uma nova versão foi apresentada então à imprensa pela polícia paraguaia, dando conta de que ‘Quelá’ teria saído de uma de suas fazendas, sozinho, numa camioneta Toyota Hillux 4×4, cor cinza, sem placas e estaria indo para outra, também de sua propriedade. No trajeto, ao reduzir a marcha para passar por uma ponte, teria sido interceptado por três ou quatro homens armados de escopetas calibre 12mm e armas automáticas calibres 9 milímetros, que teriam saído do mato e iniciado a fuzilaria.

A caminhoneta da vítima ficou semelhante a uma peneira e ‘Quelá’ acabou atingido por mais de 60 tiros. Os policiais recolheram no local dezenas de cápsulas de munição 12 mm e 9 mm. De acordo com a Polícia Nacional, ‘Quelá’ tinha vários mandados de prisão no Paraguai, pois era suspeito de crimes de pistolagem (assassinatos, entre eles os de dois policiais paraguaios), tráfico de drogas, assalto à mão armada, seqüestro e cárcere privado.

Na década de 90, durante uma operação frustrada da polícia brasileira para prender um pistoleiro em Capitán Bado, ele foi acusado de balear um cabo da Polícia Militar, integrante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Geraldo estaria sendo um dos entraves ao retorno do esquema do traficante Fernandinho Beira-Mar à região de Capitán Bado.