O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste sábado com dez chefes de Estado africanos em uma ilha de Cabo Verde durante uma cúpula extraordinária destinada a ampliar as bases comerciais entre a África Ocidental e o Brasil.

A reunião de cúpula entre o Brasil e a Comunidade Econômica dos Estados da África do Ocidente (CEDEAO) começou neste sábado em Santa Maria, na ilha de Sal de Cabo Verde.

O presidente Lula se reúne com os chefes de Estado de dois países de língua portuguesa (Cabo Verde e Guiné Bissau), quatro francófonos (Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Senegal) e cinco anglófonos (Gana, Libéria, Nigéria, Serra Leoa).

“Esta cúpula extraordinária tem por objetivo ampliar as bases comerciais entre a África Ocidental e os países da América do Sul”, declarou na quinta-feira o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores José Brito, entrevistado pela AFP.

“O presidente Lula se esforçou por aproximar os países sul-americanos e a África, e seu mandato termina no fim deste ano. Os chefes de Estado da CEDEAO querem prestar uma homenagem a ele”, explicou.

Depois, Lula visitará outros cinco países africanos: Guiné Equatorial, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e, por fim, a África do Sul.

Trata-se da quinta e última viagem de Lula como presidente pela África.