O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou projeto de lei de autoria do senador Valter Pereira que institui o dia 22 de novembro como dia da Comunidade Libanesa no Brasil. A proposta do senador sulmatogrossense, apresentada em novembro de 2008, converteu-se na Lei nº 12.268 de 2010, sancionada no último dia 21 de junho.

Segundo Valter Pereira, o Líbano é um país, cuja tradição é o exemplo de dignidade, respeito e admiração dos tradicionais povos pacíficos do mundo. Ele ressaltou que os movimentos migracionais entre os dois países já são seculares, mesmo antes da data da Independência do Líbano no dia 22 de novembro de 1943.

Para o senador, a escolha do dia 22 de novembro, deve se à sua enorme significação para o povo libanês. “É uma homenagem que vem atender aos anseios das organizações dos descendentes e dos cidadãos de origem libanesa” enfatizou. Ele observa que o Brasil é o país que abriga o maior numero de libaneses e descendentes no mundo, com aproximadamente oito milhões pessoas.

Ao receber o comunicado da Presidência da Republica, com a sanção do presidente Lula, o senador comemorou e recordou da influencia do cônsul Assaf Trad, patriarca da família Trad, na elaboração de sua proposta.