O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou os ministros a priorizar a agenda do governo nos últimos cinco meses de seu mandato.

“O presidente buscou reforçar uma ideia dele que vem desde o início do ano que seus ministros priorizem as ações do governo. Até comentou que todo mundo tem contrato até o dia 31 de dezembro e tem que se concentrar no trabalho do governo a ser desenvolvido”, disse o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Perguntado se a orientação de Lula se trata de uma cobrança porque ministros poderiam estar comprometidos com atividades de campanha eleitoral, Alexandre Padilha negou. Segundo ele, as pesquisas mostram uma boa avaliação do governo e Lula quer que continuem assim nesse final de mandato.

Lula pediu que a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, faça reuniões com os ministros para acompanhar o andamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também de projetos sociais.

O presidente levantou ainda a hipótese de organizar uma reunião ministerial. “Não é momento de comemorar, é momento de reunir o time, a tropa, para trabalhar ainda mais. Ele [Lula] quer terminar seu governo concluindo todas as obras que tem condições de serem concluídas”, afirmou Padilha.

Além de Lula, participam da reunião de coordenação política o vice-presidente, José Alencar, e ministros do núcleo de governo como o do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Defesa, Nelson Jobim. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que integra o grupo da coordenação, não participou da reunião por cumprir agenda em São Paulo pela manhã.