Presidente participa de evento na UFGD no dia 24; horário do retorno da cidade ainda é estudado e vinda a Campo Grande não foi confirmada

Já é certa a vinda do presidente Lula a Mato Grosso do Sul. No dia 24 deste mês, daqui duas semanas, ele estará na cidade de Dourados, a segunda potência econômica do Estado. Lula e sua comitiva chegarão à cidade às 9h30 minutos, e logo seguem para a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde participam de cerimônia de entrega e anúncio de obras. Detalhes da agenda de Lula foram planejados pela reitoria da universidade e pelo MEC (Ministério da Educação), ontem, segunda-feira.

A cerimônia de entrega de obras está previamente marcada para as 10h do dia 24, uma terça-feira, num palco construído no estacionamento da Unidade II da UFGD, informou a assessoria de comunicação da universidade.

Lula, segundo a reitoria, fará a entrega oficial de quatro obras executadas a partir de 2008, projetos que somaram investimentos de R$ 20 milhões: o anfiteatro, o restaurante universitário, a quadra poliesportiva e o Centro de Educação Infantil que atende os filhos de alunos, servidores e moradores da região.

Na mesma cerimônia Lula anuncia outras 15 obras: Laboratório de Pesquisa em Agroenergia, projeto de acessibilidade, Laboratório de Engenharia de Energia, retomada da obra da Biblioteca Central, Laboratório de Educação Física, Laboratório de Artes Cênicas, Escola de Psicologia no Hospital Universitário, bloco da Faculdade de Engenharia, Laboratório Multidisciplinar, Núcleo de Pesquisa das Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Biblioteca da Faculdade de Direito, Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde, Laboratório de Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia do Pescado e o Centro de Psicultura Experimental, Treinamento e Difusão de Tecnologia, estas duas últimas obras do Ministério da Aquicultura e Pesca.

Incluindo as obras que serão entregues as que estão em andamento (prédio da Reitoria, três blocos de salas de aula, prédio da Faculdade de Direito, Centro de Convivência e prédio Multiuso da Fazenda Experimental) e as que serão lançadas, dobra a estrutura física da UFGD, universidade criada na gestão Lula em 2005, que emprega hoje 800 servidores (entre professores e administrativos), possui 5.100 alunos matriculados em diversos cursos de graduação e mais 800 de pós-graduação, dois doutorados e nove mestrados. Em 2011 devem ser implantados mais um doutorado e cinco mestrados.

Na próxima semana o cerimonial da Presidência da República terá detalhada a agenda de Lula em Mato Grosso do Sul.

Ainda não se sabe se o presidente vai direto a Dourados ou se passa em Campo Grande, onde o governo federal tem diversos investimentos em andamento.

O complexo Imbirussu-Serradinho é um deles, que inclui construção de casas, pavimentação, drenagem e urbanismo do fundo de córrego. O governo federal também investiu na construção de casas populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, e em obras de saneamento em diversos municípios.

Também não está definida a hora de retorno do presidente. Durante a manhã do dia 24 de agosto ele cumpre agenda institucional e está para ser confirmada sua participação em um grande ato político marcado para a mesma data, em Dourados, da coligação A Força do Povo em apoio às candidaturas de Dilma Rousseff a presidente e Zeca do PT ao governo do Estado.