O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que torce pela vitória do Uruguai contra a Holanda na semifinal da Copa do Mundo da África do Sul. Em discurso pela manhã na capital do Quênia, ele fez referência em especial ao “bom jogador” da seleção uruguaia Loco Abreu, atacante do Botafogo. “Estamos todos torcendo para que o Uruguai seja campeão do mundo”, afirmou.

Ao lado do presidente do Quênia, Mwai Kibaki, numa declaração à imprensa na entrada da State House, local de despacho do governo, Lula voltou a se queixar da eliminação do Brasil nas quartas de final. “Eu não estou nos meus melhores dias”, disse. “Ainda não digeri a derrota”, completou. “Agora, nós só temos como representante da América do Sul [na Copa] o nosso querido Uruguai.”

Lula disse que não tem nada contra os europeus. Chegou a dizer que torce para ver um brasileiro na final, numa referência ao atacante Cacau, brasileiro que defende a Alemanha, que enfrenta a Espanha na outra semifinal do torneio, na quarta-feira. “Se for o Uruguai [campeão], temos pelo menos um bom jogador do Botafogo do Rio. Se for a Alemanha, temos um brasileiro naturalizado”, disse.

Na última parte de sua viagem ao continente africano, Lula estará no próximo domingo em Johannesburgo, onde assistirá ao jogo final da Copa. “A cada dia que passa, eu me aproximo mais da África do Sul. Sinceramente, não sei como será o meu dia entrando no estádio para ver a final e não ver nenhum jogador brasileiro”, contou.

Ao final, Lula disse que os brasileiros não podem abaixar a cabeça. Ele lembrou que a próxima Copa do Mundo será no Brasil. “Só posso dizer ao povo brasileiro e aos jogadores que a vida é assim: feita de derrotas e vitórias”, afirmou. “Precisamos saber que a luta continua. Nada de abaixar a cabeça”, disse o presidente.