Lavagem da escadaria da Matriz marca união das religiões em Corumbá
“O ano de 2010 foi um ano extremamente sofrido, pois Oxum, regente, estava muito revoltado com os homens e suas ações. Não apenas contra a natureza, mas também com o próximo. Tivemos grandes desastres da natureza e tantas barbaridades realizadas pelo próprio homem que este foi um ano difícil. Hoje, lavamos a escadaria da Igreja […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“O ano de 2010 foi um ano extremamente sofrido, pois Oxum, regente, estava muito revoltado com os homens e suas ações. Não apenas contra a natureza, mas também com o próximo. Tivemos grandes desastres da natureza e tantas barbaridades realizadas pelo próprio homem que este foi um ano difícil.
Hoje, lavamos a escadaria da Igreja Matriz de nossa cidade, pedindo que o ano que se encerra leve todas as mágoas e que Iemanjá, regente de 2011, abra as portas para um ano cheio de glória e realizações”, disse ao Diário, o pai de santo Clemilson Medina, delegado das religiões de matrizes africanas do Centro-Oeste, conhecido por Babalorixá de ZazyLakum.
O ritual da lavagem da escadaria aconteceu na noite desta quinta-feira, 30 de dezembro, após a celebração da missa de final de ano na Igreja Nossa Senhora da Candelária. Centenas de pessoas participaram da celebração. Além de Corumbá, a lavagem da escadaria, ocorre também na Bahia, porém, lá as portas da igreja se fecham para o ato “Há sete anos o Catolicismo e o Candomblé se unem para rezar juntos, vivenciando a paz. O ritual da lavagem da escadaria é a união entre as religiões, que apenas rogam ao pai pela harmonia entre os homens. A paz brota dos corações e quanto mais nos unirmos para rezar, mais perto da paz chegaremos. Hoje é um dia de alegria e de muita oração. Diferente da Bahia, enquanto estiver nesta igreja, irei manter sempre as portas abertas durante a Lavagem, pois a porta da casa de Deus está aberta a todos que buscarem a palavra”, explicou o padre Celso Ricardo da Silva a este Diário.
A lavagem da escadaria é embalada pelo toque dos atabaques e a cantoria dos homens. Somente as mulheres podem lavar e perfumar as escadarias com água de cheiro e os ramos de plantas. “Para nós, a lavagem é um momento de muito respeito, de muita oração. Hoje, estamos lavando todas as impurezas e desavenças que ficaram neste ano, para que iniciemos 2011 com o coração aberto a todas as coisas boas e pedindo que tenhamos êxito em nossas ações”, disse Maria Lúcia Melgar, Equêde de santo (aquela que é responsável pelas oferendas).
Para aqueles que participaram da missa e acompanharam a lavagem da escadaria, este foi um momento de muita fé e união. “Todos os anos faço questão de vir à missa e depois ficar para a lavagem da escadaria, pois é muito bonito e também gratificante ver a união dos povos, das religiões, em um único propósito, que é o bem-estar de toda nossa população. Me sinto muito bem em acompanhar todo esse ritual, afinal, é a cultura de nosso povo e temos que celebrar e cultivar, para que as gerações futuras possam conhece e perpetuar essa paz de espírito e essa visão de que somos diferentes, mas também somos capazes de conviver e de nos respeitar”, afirmou Cristina Fernandes, 57 anos.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.