Lançamento de foguete atrai estudantes e famílias na Capital
O foguete com 500 metros de alcance é composto basicamente de madeira aeronáutica e fibra. Apesar de uma falha na ignição elétrica por causa da umidade do ar local, o lançamento deu certo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O foguete com 500 metros de alcance é composto basicamente de madeira aeronáutica e fibra. Apesar de uma falha na ignição elétrica por causa da umidade do ar local, o lançamento deu certo
Professores e estudantes universitários lançaram na manhã deste sábado (16) o Fog 500 na Chácara da escola Latino Americano na MS 010, saída para Rochedinho em Campo Grande. O público que assistiu ao lançamento reuniu famílias com crianças e estudantes de física, química, engenharia mecatrônica e ensino médio.
A atração faz parte da programação do X Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O foguete com 500 metros de alcance é composto basicamente de madeira aeronáutica e fibra. Apesar de uma falha na ignição elétrica por causa da umidade do ar local, segundo o mestre em Engenharia Espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Oswaldo Loureda, o lançamento deu certo.
Depois de colocado uma ignição mais potente, o Fog 500 que recebeu o nome de Marcomed Rangel, (professor de física falecido há 2 meses que também fazia parte do projeto), foi lançado a mais de 200 metros de altura para a apreciação do público presente.
“A aplicação prática dá a entender que para estudar química ou física não é necessário estar somente dentro de um laboratório”, disse a acadêmica de física Taís Almeida de 19 anos.
“Os fins deste lançamento são educacionais para motivar a criança e o estudante de maneira geral para motivar o seu interesse”, disse o engenheiro.
O X Erea acontece de 13 a 16 de outubro na UFMS, mais informações no site www.erea.ufms.br.
Além do assunto astronômico, os visitantes também puderam visitar no local, maquetes que retratam uma cidade inglesa e a 2ª guerra Mundial. A exposição também possui utensílios como armamentos e uniformes utilizados no confronto de 1939 a 1945.
De acordo com o professor de física e mecatrônica Anderson Souza, as maquetes que existem há 7 anos e atrai bastante a atenção das crianças, mostram a evolução da ferrovia, o modelo de uma cidade e a demonstração em miniatura da 2ª guerra.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.