Aposta brasileira de medalha no Campeonato Mundial de Piscina Curta, que acontece de amanhã (quarta-feira, 15/12) até domingo (19/12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o paraibano Kaio Márcio Almeida estreará na competição com uma novidade: a respiração lateral no nado borboleta.

A primeira disputa será nos 100m do estilo, com eliminatórias a partir das 4h e finais às 13h30 (horários de Brasília). Para o último dia do evento está agendada a prova dos 200m borboleta, na qual o atleta detém o recorde mundial (1min49s11).

“Estrear em competição internacional respirando de lado é um desafio porque sempre fui bem respirando de frente. Espero ter bons resultados”, afirmou Kaio, único brasileiro que subiu no pódio no último Mundial, realizado em Xangai em 2006, com ouro nos 100m e bronze nos 50m borboleta.

Especialista em nado borboleta, Kaio, que vive no Rio de Janeiro, é único atleta de nível internacional que adota a respiração lateral atualmente. A mudança é inspirada no estilo de Denis Pankratov, nadador russo campeão olímpico nos 100m e 200m borboleta nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. “Respirando de lado consigo me manter mais reto em relação ao nível da água e isso também diminui o atrito”, explicou.

A primeira vez que o atleta competiu com respiração lateral foi no Campeonato Carioca, este ano. Agora o foco são as medalhas no Mundial. “Espero nadar melhor do que no Finkel e subir ao pódio”, comentou o atleta, que tem como base os resultados obtidos no último Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – “Troféu José Finkel”. Na competição de setembro, que também foi disputada em piscina de 25m, no Rio de Janeiro, Kaio venceu os 100m e os 200m borboleta com os tempos de 51s05 e 1min52s12, respectivamente.