Jovens de escolas públicas do Estado poderão ter a oportunidade de representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece em outubro em Montevidéu, no Uruguai. A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai selecionar estudantes de 14 a 17 anos de escolas públicas que se inscreverem para o projeto.

As inscrições vão até o dia 25 de agosto e a ficha de inscrição está disponível no site da secretaria: www.sed.ms.gov.br. O projeto teve origem no Uruguai, apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

O objetivo é de contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, oferecendo ferramentas necessárias para que eles participem ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania. Serão 27 escolhidos em todo o País que irão representar as cinco regiões brasileiras e a diversidade nacional.

O jovens farão parte da primeira assembleia de jovens do Mercosul, lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. A ação é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a Unicef e o Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais, que também participam do processo de escolha dos adolescentes.

Os estudantes interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la, via malote, para a Coordenadoria de Educação Básica da SED.