Dois jornais de Mato Grosso do Sul repercutiram o discurso do senador Valter Pereira (PMDB), ontem na capital federal. Segue abaixo as reportagens:

‘Senador cobra apuração de ataques de hackers a site’ (Bruno Grubert/Correio do Estado)

O senador Valter Pereira (PMDB) cobrou ontem, em discurso durante sessão no plenário do Senado, investigação policial rigorosa com apoio técnico e científico para apurar os autores da invasão dos domínios e computadores do site de notícias Midiamax. O senador afirmou que a violação do site também é um ataque ao direito à informação e à opinião.

A invasão começou no dia 10 de junho, quando o conteúdo de páginas foi alterado, informações foram apagadas e as senhas dos responsáveis técnicos pelo site foram quebradas. O Midiamax só voltou a funcionar no dia 16 deste mês, com o endereço www.midiamax.com.br. Ontem à tarde, o sistema estava em manutenção para incrementar as medidas de segurança.

“Por tratar-se de crime cibernético, foram solicitas providências à Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite de 17 de junho. A Associação Brasileira de Imprensa também revelou sua perplexidade com o crime e solidariezou-se com o portal assaltado”, disse Valter Pereira.

O senador lembrou que por ser este um ano de eleições, o ataque provocará suspeitas e desconfianças. Na manhã da última terça-feira, o site da Câmara de Campo Grande também foi invadido e teve parte de seu conteúdo alterado.

‘Senador cobra apuração sobre site Midiamax’ (De Brasília/Folha do Povo)

Uma investigação policial rigorosa e que conte com todo o suporte técnico e científico necessário para que os responsáveis possam ser apontados é o que espera o senador Valter Pereira (PMDB-MS) a respeito do caso de violação do jornal eletrônico do Mato Grosso do Sul MidiamaxNews. O ataque começou no dia 10 de junho. O conteúdo de páginas foi alterado, informações foram apagadas e as senhas dos responsáveis técnicos pelo site foram quebradas. O portal só voltou a funcionar no dia 16.

– Por tratar-se de crime cibernético, foram solicitadas providências à superintendência regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite de 17 de junho. A Associação Brasileira de Imprensa também revelou sua perplexidade com o crime e solidarizou-se com o portal assaltado – afirmou Valter Pereira.

O senador pelo Mato Grosso do Sul observou que somente uma investigação sem açodamento e amparada no conhecimento tecnológico é que permitirá descobrir os autores e os interesses que motivaram a prática do crime. Porém, Valter Pereira lembrou que por esse ser um ano de eleições, essa circunstância fatalmente provocará suspeitas e desconfianças.

Na avaliação de Valter Pereira, o prejuízo maior do ataque desferido contra a MidiamaxNews não se limita à perda de receitas ou de negócios sofrida pelo portal. O grande prejudicado, no entendimento do senador, é o direito à informação e à opinião. Ele alertou que se não houver empenho e a investigação não for bem sucedida, hackers poderão se sentir estimulados a multiplicar os ataques.