Geral

Inpe testa urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, inicia hoje (7) testes em urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro. O objetivo é saber se as ondas eletromagnéticas emitidas pelas urnas podem interferir em equipamentos eletrônicos, como o marca-passo. Serão testadas duas urnas das que vão ser […]

Arquivo Publicado em 07/09/2010, às 15h05

None

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, inicia hoje (7) testes em urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro.

O objetivo é saber se as ondas eletromagnéticas emitidas pelas urnas podem interferir em equipamentos eletrônicos, como o marca-passo. Serão testadas duas urnas das que vão ser utilizadas no pleito. Os testes duram até quarta-feira (8) nos laboratórios do instituto.

Criada na década de 90 por engenheiros do Inpe e do então Centro Tecnológico da Aeronáutica (atualmente Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), a urna eletrônica sofreu mudanças no decorrer dos anos. Foi usada pela primeira vez nas eleições de 1996 e, em 2000, chegou a todo o país.

Em 2009, a Justiça Eleitoral testou o uso da urna com identificação biométrica em que o eleitor é reconhecido pela impressão digital. Nas eleições deste ano, a votação com a urna biométrica ocorrerá em 60 municípios de 23 estados.

Jornal Midiamax