A Fiems reuniu nesta quinta-feira (28), na sede da entidade, em Campo Grande, empresários espanhóis e portugueses com representantes de indústrias de Mato Grosso do Sul com a intenção de estreitar as relações comerciais.

Durante o encontro, o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, apresentou os dados do setor industrial de Mato Grosso do Sul e as ações desenvolvidas pelo Sistema Indústria de apoio integral à produção.

O vice-presidente da Feluga (Federação Luso-Galaica de Indústrias Metalúrgicas), Julio Gómez Rodriguez, lembrou da visita da comitiva de Mato Grosso do Sul à Espanha há quase dois anos, momento em que foi manifestado o interesse em estabelecer negócios com o Estado. “Estamos aqui para conhecer melhor e ver de que maneira definitiva é possível contribuir. Temos interesse em levar o maior número de informações possíveis, sobre o Estado do Mato Grosso do Sul aos nossos associados”, disse.

Em nome da Aimmap (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e afins de Portugal), a empresária Susana Pombo pontuou a importância do encontro. “É por meio da partilha do conhecimento que se pode evoluir. Estamos procurando onde investir e também futuras parcerias em diversas áreas”, disse. Já a diretora-adjunta da Aimmap, Mafalda Gramaxo, disse que o objetivo é conhecer as potencialidades do Estado e encontrar pontos de contato entre Mato Grosso do Sul e as empresas portuguesas e galegas para concretizar ações e planejar a instalação de fábricas, principalmente no setor de metalurgia.

O superintendente estadual da Indústria e Comércio da Seprotur, Jonathas Camargo, lembrou que a presença dos estrangeiros é uma retribuição à visita da Comitiva do Governo do Estado. “Esse tipo de encontro fomenta a atividade comercial e nós estamos aproveitando para apresentar as nossas áreas de interesse e saber deles quais os setores que mais interessam”, pontuou, destacando que o governador André Puccinelli assinou hoje um protocolo de intenções com os empresários espanhóis e portugueses para estreitar relações entre Espanha, Portugal e Brasil.

Ele detalhou que o protocolo tem o objetivo de realizar ações que contribuam para o desenvolvimento e melhoria das relações entre Brasil, Portugal e Espanha no setor metalúrgico, unindo esforços para fortalecer estratégias e pontos comuns visando à instalação de fábricas em Mato Grosso do Sul. “O nosso governador apresentou ao grupo estrangeiro as potencialidades do Estado, entre elas a logística e a infra-estrutura traçada para os próximos anos, como a integração de Mato Grosso do Sul através de terminais rodo-ferro-aeroviários ligando o Estado a outros países da América do Sul”, informou.

Também participaram da reunião o presidente do Sicadems, Ivo Cescon Scarcelli, o presidente do Simemae/MS, Irineu Milanesi, o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, o presidente do Siams, Cláudio Mendonça, além de cerca de 30 empresários de diversos segmentos da indústria do Estado.