Ele foi condenado a 23 anos de prisão pela morte do idoso Manoel Rodrigues Borges, de 81 anos, popularmente conhecido por “Mané Branco”, na noite do dia 07 de março de 2009.

O Conselho de Sentença acatou a denúncia do Ministério Público Estadual, condenando o indígena Sebastião Barbosa a 20 anos de prisão pela prática de Homicídio Qualificado, com base no art.121, §2º, II (motivo fútil) e IV (recurso que dificultou a defesa da vítima), do Código Penal, c/c art.61, inciso II, alínea h (vítima idosa), do mesmo codex; mais 03 anos de prisão pelo crime de Furto – art.155, do Código Penal.

O Crime

Na noite do dia 07 de março de 2009, na propriedade rural, denominada Sítio Cedro, localizado no Travessão Antonio Rosa, Distrito de Bocajá, no município de Douradina, o acusado Sebastião Barbosa, desferiu vários golpes com uma barra de ferro contra a face da vítima Manoel Rodrigues Borges, “Mané Branco”, idoso com 81 anos de idade, provocando-lhe diversas lesões que foram a causa determinante de sua morte.

O fato ocorreu próximo ao poço de água da propriedade, logo após o idoso ter servido água ao indígena.

Após cometer o crime, o assassino arrastou o corpo do idoso para dentro da residência, visando assegurar sua fuga.

O indígena já havia empreendido fuga, mas resolveu voltar ao local onde estava a vítima sem vida, e dela subtraiu a quantia de R$ 83,15, dinheiro este usado para sua fuga.

Sebastião Barbosa foi preso pela Polícia Civil de Caarapó, na tarde do dia 04 de junho de 2009, na aldeia Tey Cuê.