Inadimplência recuou 2% em fevereiro, na maior queda desde 2004
A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 2,2% em fevereiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. A queda é a maior desse indicador para meses de fevereiro, desde 2004, conforme divulgou hoje (9) a Serasa Experian. A análise técnica da pesquisa revela que a redução foi ainda maior em relação a janeiro, de 3,1%, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 2,2% em fevereiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. A queda é a maior desse indicador para meses de fevereiro, desde 2004, conforme divulgou hoje (9) a Serasa Experian.
A análise técnica da pesquisa revela que a redução foi ainda maior em relação a janeiro, de 3,1%, como resultado do crescimento da economia. O recuo foi puxado principalmente pela redução de 4,6% na inadimplência com cartões de crédito, pela baixa de 4,2% nos cheques sem fundo e pela queda de 13% nos títulos protestados.
De acordo com o professor de finanças pessoais da Escola de Administração Superior da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (Eaesp-FGV) Fábio Gallo Garcia, a queda dos índices de desemprego e o aumento da renda foram os principais motivos que ajudaram os consumidores a honrar seus compromissos.
Ele disse que, passado o rigor da crise financeira, as pessoas conseguiram seus empregos de volta e houve aumento de renda. “A pesquisa mostra que o brasileiro está menos inadimplente em um período em que se costuma verificar comportamento diferente, porque as festas de fim de ano e as contas do mês de janeiro, como IPTU e IPVA, fazem com que fevereiro seja um mês de inadimplência, sobretudo pela falta de organização financeira das famílias”.
Sobre a possível tendência de queda no índice de inadimplência, o professor revela otimismo. Ele diz que “os dados macroeconômicos, como a previsão de crescimento da economia e do volume de empréstimos, entre outros, indicam a manutenção de um cenário de queda de inadimplência para os próximos meses”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.