A Império do Morro arrebatou a primeira edição do prêmio Esplendor do Samba, concedido pelo jornal Diário Corumbaense em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). A agremiação conquistou as oito categorias da premiação e levou troféus de melhor Comissão de Frente; Samba-Enredo; Mestre-Sala; Porta-Bandeira; Intérprete; Ala das Baianas; Bateria e Enredo. A verde e rosa ainda ganhou como Melhor Escola de Samba do Grupo A. No Grupo de Acesso, a votação premiou somente a melhor escola de samba. Saiu vitoriosa a Mocidade Independente da Nova Corumbá.

O Esplendor do Samba é uma iniciativa inovadora no carnaval corumbaense. O processo de escolha foi bastante simples e uma comissão formada por jornalistas e radialistas, de 14 veículos de Comunicação, fez a escolha. O sistema de avaliação não utilizou notas numéricas, mas sim, indicações que refletiram opinião dos profissionais para cada quesito avaliado. Por realizar e coordenar a premiação, o Diário não integrou a comissão avaliadora. Todo o processo primou pela lisura. As planilhas foram envelopadas e colocadas em malotes com lacres numerados. A comissão avaliadora recebeu, com antecedência, um manual contendo orientações sobre os procedimentos para embasar seu critério de escolha. O documento esclareceu o conceito de cada um dos oito quesitos em julgamento.

Desde o lançamento da iniciativa foram promovidas reuniões com os jurados; carnavalescos e representantes de diretorias das escolas de samba para conhecimento geral da premiação.  Na hora da apuração, cada um dos integrantes da Comissão de Avaliação conferiu a assinatura e as indicações apontadas. Só depois da conferência é que o voto era computado na planilha de apuração do resultado final. Na votação do Grupo Especial houve 13 julgadores. O décimo quarto jurado não participou da escolha porque não compareceu no horário estipulado pela coordenação. A ala das baianas teve uma abstenção.

José Martinez, presidente da Liesco, destacou após a apuração dos vencedores do Esplendor do Samba a transparência de todo o processo de escolha. “É importante destacarmos a lisura do processo. O Diário Corumbaense e a Liesco procuraram ser o mais transparente possível. Os profissionais da Imprensa votaram; o resultado foi dado e é o que eles entenderam”, afirmou complementando: “acredito que no geral foi perfeito”.

Diretora geral do Diário, jornalista Rosana Nunes disse que a instituição do prêmio levou a um esforço de trabalho de toda a equipe do jornal. “Toda a equipe não mediu esforços, trabalhou muito duro, correu atrás para dar forma ao prêmio Esplendor do Samba”.  Ela espera que a premiação melhore a cada ano. A jornalista destacou a importância da participação da Imprensa na votação para definição dos melhores da avenida em 2010. Quatorze veículos participaram da comissão. A apuração oficial do carnaval de Corumbá acontece na tarde desta quarta-feira de Cinzas, a partir das 15 horas, no camarote da organização do Carnaval de Corumbá, na avenida General Rondon.

Conheça os veículos que participam da eleição do Esplendor do Samba:

1- Jornal Correio de Corumbá
2- Jornal Correio do Estado
3- Jornal Folha de Corumbá
4- Rádio AM Fronteira
5- Rádio Band FM
6- Rádio Clube AM
7- Rádio Difusora AM
8- Rádio Divisa FM
9- Rádio FM Pantanal
10- Site Cidade Branca
11- Site Corumbaladas
12- Site Vitrine Virtual
13- Subsecretaria de Comunicação Institucional
14- TV MS Record