O Ibama realizou nesta segunda-feira, 28 de junho, a formatura de 27 brigadistas que vão atuar no combate aos incêndios florestais na região do Pantanal de Corumbá e Ladário. A solenidade aconteceu no quartel da Polícia Militar Ambiental (PMA), onde o Ibama também repassou três veículos Ford Ranger para uso da PMA local.

Foram preenchidos os cargos de Brigadista Chefe de Brigada; Brigadista Chefe de Esquadrão e Brigadista de Combate a Incêndios Florestais. Os salários variam de R$ 510 a R$ 1.020 por mês. O período de contratação é por seis meses. Os três cargos oferecem vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais em todas as situações.

O processo seletivo para a contratação de brigadistas, por meio de convênio entre o Ibama e a Prefeitura de Corumbá, foi realizado em três etapas distintas, passando pela avaliação de currículo; habilidades com o uso de ferramentas agrícolas com avaliação física e curso de capacitação. Todos passaram por um treinamento sobre prevenção e combate aos incêndios florestais.

O governador André Puccinelli e o superintendente do Ibama, Davi Lourenço, assinaram termo de cooperação para fiscalização ambiental em Corumbá. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis cedeu três veículos Ford Ranger para uso provisório da PMA corumbaense.