Vinte e sete pássaros silvestres foram apreendidos por três fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na tarde de hoje (24), no bairro Jardim Leblon em Campo Grande.

De acordo com o Ibama, o nome da pessoa que foi flagrada com os pássaros é Amari. Ele foi multado em R$ 12 mil reais e vai responder por tráfico de animais silvestres. O caso vai ser investigado pela Polícia Federal.

Segundo a analista ambiental do Ibama, Anna C.M. dos Santos, “os animais foram pegos da natureza há cerca de dois dias, por causa do comportamento silvestre dos pássaros”.

De acordo com o Ibama, o homem utilizava “arapuca” (armadilha) para capturar os animais. Os animais serão soltos na próxima segunda (28), em uma fazenda na cidade de Miranda.

Dos 27 animais que se encontram no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), 4 eram pássaros pretos, 8 sabiá laranjeira, 2 sabiá branco, 7 canário da terra, 1 cardeal, 1 coleirinha e 4 piriquito de encontro amarelo.

Apesar de nenhum pássaro estar em extinção, segundo o biólogo e coordenador do Cras, Élson Borges, se uma pessoa tentasse legalizar a criação desse 27 pássaros junto ao Ibama, teria de pagar um valor aproximado de R$ 20 mil reais.