Está homologada, por meio de decreto assinado pelo governador André Puccinelli, a situação de emergência no município de . O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9). Conforme o texto, fica homologada por 90 dias a situação de emergência na cidade, que foi atingida por fortes enxurradas e inundações bruscas nas áreas rural e urbana.

Cassilândia é o 18º município a ter homologada a situação de emergência em Mato Grosso do Sul. Para decretar a situação de emergência e ter o pedido homologado pelo governador, a prefeitura da cidade teve o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Com a publicação do decreto, os órgãos estaduais ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município para amenizar os danos causados pelo temporal que atingiu a cidade no final do mês de janeiro. Também com o apoio da Defesa civil do Estado, o município poderá fazer a solicitação de recursos do governo federal para a recuperação das áreas afetadas.

O município teve danos causados pela intensa precipitação do dia 29 de janeiro. Em um período de oito horas foi registrada a quantidade de 200 milímetros de chuva, o que provocou o aumento súbito do nível das águas dos córregos Cedro, Palmito, Indaiá, Santa Rita e do Rio Aporé. A região já tem 700 pessoas desalojadas e 70 desabrigados, conforme informações levantadas pela prefeitura e repassadas para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Ainda segundo dados do levantamento, 80 casas teriam sido danificadas e outras 20 destruídas. Além disso, partes da estrada também teriam sido afetadas. A Defesa Civil já enviou alimentos e 70 kits com colchões, lençóis e travesseiros para os desabrigados de Cassilândia.