História de Campo Grande é retratada em exposição fotográfica
Até dia 15 de agosto o espaço Art Galeria Mara Dolzan receberá a exposição Retratos de Campo Grande, Ontem e Hoje do pintor e cenógrafo Fausto Furlan. Serão 50 retratos que divulgam as obras da gestão do atual prefeito Nelson Trad Filho, histórias da cidade e do cotidiano da população de Campo Grande. Dessas 50 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Até dia 15 de agosto o espaço Art Galeria Mara Dolzan receberá a exposição Retratos de Campo Grande, Ontem e Hoje do pintor e cenógrafo Fausto Furlan. Serão 50 retratos que divulgam as obras da gestão do atual prefeito Nelson Trad Filho, histórias da cidade e do cotidiano da população de Campo Grande. Dessas 50 obras, dez retratos atuais das obras que o prefeito já executou na Capital serão mostrados e 40 que trazem a história nos anos 70, 80 e 90. A exposição será aberta às 20h.
A galeria está localizada na rua Teldo Kasper, 180, Chácara Cachoeira. O autor – Fausto Furlan é pintor e cenógrafo, nascido em 1927 em Oderzzo (Itália), mas que ao chegar a Mato Grosso depois de percorrer as grandes cidades brasileiras e países sulamericanos e da Europa, escolheu Campo Grande para morar. Sua paixão eram as obras clássicas, seus modelos Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, nos quais se inspirou para compor dezenas de retratos a óleo aos quais incorporou a essência interior do modelo.
Primeiro a retratar Simon Bolívar em traje civil, o jornalista Assis Chateaubriand (Brasília-DF), grandes figuras como Dom Bosco, Hipócrates (Pai da Medicina), Oswaldo Cruz (sanitarista), Carlos Chagas e muitos outros. Grande colaborador do teatro universitário de Campo Grande, Furlan recriou em pinceladas rápidas, feitas com espátula, o perfil de diversos prefeitos de Campo Grande e de figuras famosas da história de Mato Grosso do Sul. Com grande sensibilidade, reinventou as paisagens de Campo Grande, cidade de Mato Grosso do Sul, onde reside há muitos anos e deu nova cor e brilho à vida pantaneira.
Tudo que o aproxima da natureza: as flores, a juventude, um casal de namorados, o pôr-do-sol, é matéria para suas produções nas quais a harmonia dos traços, a delicadeza das cores revela o poder de observação na apreensão dos traços distintos dos modelos. A galeria – A Art Galeria Mara Dolzan é hoje uma das mais importantes galerias de arte do país, reconhecida como um centro plural de expressão e arte. O espaço Mara Dolzan desenvolve há 25 anos um trabalho de alto padrão marcado pelo pioneirismo na seleção de acervo, exposições e eventos. Foi a primeira a investir na divulgação da arte contemporânea em Mato Grosso do Sul, montando um acervo de nomes consagrados e abrindo ao público regional o acesso a uma manifestação artística até então quase desconhecida no Estado.
O acervo plural conta com pinturas, esculturas e desenhos de artistas consagrados nacional e internacionalmente, lado a lado com a aposta em novos talentos. A galeria oferece consultoria para novos colecionadores e assessoria permanente aos clientes, arquitetos e decoradores. Para alimentar a variedade de manifestações do espaço, realiza mostras de designers, lançamentos variados, leilões, tendências de moda e projetos culturais. São eventos que atraem novos interessados e consolidam a posição da galeria como um espaço referencial da arte no Estado e no país – que atua não apenas na divulgação, mas no desenvolvimento da expressão artística, independente de sua linguagem.
Para mais informações sobre o evento e a galeria, (67) 3314-9609 / 3314-9610 / 3314-9613
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Morre Gabriel Freitas, influenciador que já pesou 380kg e divulgava emagrecimento nas redes
A notícia foi dada por Ricardo Gouvea, um amigo do influenciador, no Instagram
Suspeito de Nova Orleans agiu sozinho e descarta ligação com explosão em hotel de Trump
FBI classificou caso como ‘ato de terrorismo’
Número de queimadas em 2024 foi o pior das últimas duas décadas em Mato Grosso do Sul
Foram mais de 13 mil focos de queimadas registrados no ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.