Os investimentos e as propostas para a ampla utilização da hidrovia do rio Paraguai são discutidos pelo Ministério dos Transportes nesta terça-feira, 29 de junho, em Corumbá. O seminário “A hidrovia do rio Paraguai; o desenvolvimento regional e o PAC 2” quer identificar os principais fluxos de carga; mensurar os ganhos econômicos provenientes do uso hidroviário e estabelecer metas para o futuro do modal de transporte. O evento acontece no Centro de Convenções, no Porto Geral.

De acordo com a Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes, ligada ao Ministério dos Transportes, o Governo Federal vai investir R$ 126 milhões na hidrovia do rio Paraguai, denominado Corredor Hidroviário do Paraguai. Os recursos estão previstos para o período de 2011 a 2014, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2, o chamado PAC 2.

O superintendente da Administração da Hidrovia do Paraguai (Ahipar), Antônio Paulo de Barros Leite, explicou que os R$ 126 milhões serão aplicados na dragagem, derrocagem (retirada de pedra) e sinalização de toda a extensão da hidrovia do rio Paraguai; adequação de terminais de carga de Ladário (MS) e Cáceres (MT) e na dragagem do Passo do Jacaré (localizado junto à ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, em Porto Esperança). “Pelo PAC 2, o primeiro ano das ações, em 2011, será para levantamento e elaboração de projetos”, informou o superintendente.

Acompanhando as discussões, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, destacou que há possibilidade de ampliação do total previsto de recursos para investir na via, dependendo do diagnóstico apurado no seminário. “É uma expectativa muito boa para aproveitar o rio Paraguai. Já o temos inserido no turismo e aliando agora num grande viés de desenvolvimento econômico”, observou. “Mais investimentos na hidrovia farão esse importante meio de transporte para escoar os nossos produtos se constituir, de fato, num potencial de desenvolvimento”, avaliou.

Na análise do prefeito Ruiter Cunha, Corumbá concentra os modais de transporte – hidrovia; ferrovia e rodovia – e a qualificação da estrutura hidroviária trará “uma dinâmica maior e melhor” para a região, mostrando aos investidores que “Corumbá tem logística de transporte muito boa e com possibilidade de escoar com rapidez e fluidez os produtos aqui produzidos ou sendo entreposto muito favorável para receber produtos e garantir a “intensificação do potencial da utilização do rio Paraguai”.

Debates

Ao longo do dia, os participantes, dos mais variados órgãos (públicos e privados) ligados à hidrovia discutirão assuntos relacionados a estratégia de gestão dos corredores hidroviários; ações da Marinha do Brasil; importância do modal no contexto econômico de Mato Grosso do Sul; perspectivas de desenvolvimento; atividades de sinalização e de cartografia náutica; novo marco regulatório; oferta pública de serviços portuários; utilidade pública dos terminais privativos; integração ferrovia e hidrovia; questão ambiental. Para o encerramento do evento, na quarta-feira, dia 30, está prevista uma visita embarcada a trechos da hidrovia do rio Paraguai.