Grécia vence Nigéria e conquista a primeira vitória em Copas; veja os gols

Europeus somam três pontos na chave, empatados com a Coreia do Sul. A seleção africana não tem nada, enquanto a Argentina está disparada na ponta com seis

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Europeus somam três pontos na chave, empatados com a Coreia do Sul. A seleção africana não tem nada, enquanto a Argentina está disparada na ponta com seis

A Grécia fez história nesta quinta-feira, 17, na África do Sul. Marcou seus primeiros gols em Mundiais, conquistou a primeira vitória e, de quebra, fez a primeira vitória da Copa 2010. Salpingidis e Torosidis garantiram o 2 a 1 contra a Nigéria, que ainda renderam um respiro no Grupo B da competição.

Os gregos somam três pontos na chave, empatados com a Coreia do Sul. A seleção africana não tem nada, enquanto a Argentina está disparada na ponta com seis.

Depois de tanto atacar sem precisão, a Nigéria chegou ao gol em um lance de sorte. Kalu Uche cobrou falta da intermediária, a defesa não afastou e a bola entrou direto para o gol. Foi o primeiro gol da seleção africana neste Mundial.

Quando tinha tudo para ampliar ainda mais a vantagem, o time se deixou levar pela ansiedade de liquidar a partida. Tanto que até se perdeu em pontapés, sempre tão desnecessários. Kaita fez um gesto de chute em Torosides e recebeu o cartão vermelho do árbitro Oscar Ruiz, da Colômbia.

Era o impulso que faltava para a Grécia começar a atacar. Sentiu que poderia empatar a partida e criou suas oportunidades. Dez minutos depois da expulsão, Salpingidis mandou um chute certeiro para decretar o 1 a 1 e colocar seu nome na história do futebol do seu país. Os gregos ainda não haviam marcado em Mundiais.

Mas foram os nigerianos que começaram a etapa complementar dispostos a mudar os rumos do jogo. Já na saída de bola Haruna tentou fazer o gol que Pelé não fez. A bola passou perto. A partir daí foi um festival de gols perdidos e boas defesas de um inspirado Tzorvas.

E um dos mais surrados ditados do futebol novamente se fez presente: “Quem não faz, toma”. Tziolis solta o pé de fora da área, o goleiro Enyeama falha pela primeira vez na Copa e a bola sobra para Torosidis marcar de bico.

A partir daí, bastou aos gregos se fechar na defesa e controlar os ânimos. Mas a histórica primeira vitória em Copa estava garantida.

VEJA OS GOLS DA PARTIDA

Conteúdos relacionados